As “3as Jornadas Técnicas de Ginástica- Coreografias”, o colóquio creditado, organizado pela Albigym e pela Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco, em parceria com o Centro de Formação da Associação de Escolas Altotejo e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), I.P., realiza-se entre os dias 7 e 10 de janeiro de 2022.

O colóquio terá a duração de 15 horas, por força das recentes restrições devido à pandemia COVD´19, será em formato Online nos dias 7 e 8 de janeiro de 2022 e nos dias 10 e 11 de janeiro contará com sessões assíncronas. Destina-se a professores de Educação Física (grupos 260 e 620), treinadores, técnicos de exercício físico e diretores técnicos e conta com a participação de formadores com elevada experiência na área, nomeadamente, Bruno Oliveira, Duke Oliveira, Mauro Policarpo, Luísa Martins.

A ginástica é uma matéria com elevada carga horária na disciplina de Educação Física e com expressividade no Desporto Escolar, é importante proporcionar aos professores de Educação Física oportunidades para proceder a uma atualização científica e pedagógica, procurando assim contribuir para uma melhoria do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, para o sucesso dos alunos.

O tema escolhido para as jornadas são as coreografias, a coreografia é um conteúdo abordado em diferentes situações de aula, pois a dança também faz parte das matérias abordadas nas aulas de Educação física. A implementação da prática regular de Dança, estruturada e planeada, pode influenciar positivamente o aumento da atividade física diária e da atividade física moderada e vigorosa da criança. Esta influência positiva foi registada independentemente do sexo dos alunos da pré-escola. O recurso à música no recreio, poderá ser um fator influenciador do aumento da atividade física total e atividade física moderada e vigorosa em crianças do pré-escolar independentemente do sexo.

Pretende-se que os formandos adquiram e desenvolvam competências na área coreográfica, que consigam construir um trabalho coreográfico de acordo com o Regulamento Específico da modalidade, que possam adquirir aprendizagem/progressão de elementos acrobáticos e as respetivas técnicas, que adquiram competências para construir coreográfica para grandes grupos de GPT, esquema de Solo de TeamGym e criação de movimento.

Fique atento às nossas redes sociais, faremos uma pequena apresentação de todos os formadores.

Inscrições em : https://noticia.link/inscricao-jornadas